quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Domínio Corporal/Agilidade do Guarda Redes

É particularmente importante para o desempenho de um guarda redes que tenha uma boa coordenação co o seu corpo e com a bola. Esta capacidade pode-se adquirir de maneira óptima através do treino muito diversificado da Flexibilidade

Mori*, afirma que "se quisermos aglutinar todas as qualidades físicas próprias do guarda redes em uma só, não teríamos mais que definir, se bem com certas restrições, a que seria a qualidade física resultante da Agilidade"., que ele define como "capacidade de mover o corpo rapidamente nos tres planos do espaço".

E se juntarmos a esta definição "com a máxima amplitude" estamos a completar a definição com uma qualidade física primordial e determinante nas acções técnico-tácticas do guarda redes a Flexibilidade

Segundo Mori*, "para se obter o máximo desenvolvimento desta qualidade física resultante da união da Flexibilidade, Velocidade, Força e Coordenação, há que trabalhar de forma especifica e em separado cada uma delas.

Ou seja, o treino ideal para um guarda redes, deverá passar por tentar executar os exercícios específicos para cada uma das qualidades físicas em questão. Se for feito um plano de treinos é possível um guarda redes desenvolver estas capacidades mais rapidamente.

Plano de Exercícios :

Pode-se começar com alguns exercícios de Flexibilidade para assim exercitar esta qualidade física e ao mesmo tempo preparar os músculos para os seguintes exercícios.

Em seguida, alguns exercícios para melhorar a coordenação e a velocidade e para finalizar, exercícios de força e expulsão.

Existem vários exercícios que trabalham especificamente cada uma das qualidades fisicas mencionadas no texto acima, pode consultar alguns deles aqui no nosso blog em post's mais antigos.



* Mori, I. "El Portero de Hockey". Federacion Española de Patinage e Federacion de Patinaje Del Principado Asturias