Gostava de lançar o desafio aos visitantes deste blog que sejam guarda redes, que expliquem em poucas palavras o porque de terem escolhido a posição referida. Por norma poucos são os que escolhem ser guarda redes, todos querem ser "o próximo Livramento", todos querem marcar golos e é raro o jogador que escolhe a baliza como sua primeira opção.
Eu pessoalmente, escolhi a baliza, apesar de em diversas vezes ter pensado que tinha feito asneira. Na altura iniciei-me nas escolas do C.F. "Os Belenenses" pela mão do meu pai, que tinha sido um jogador de destaque naquele clube e que fazia parte da secção de hóquei em patins do mesmo.
Aos poucos fui aprendendo a gostar da modalidade e da minha posição em campo, apesar de passar por alguns "dissabores", como levar boladas nas pernas e nos braços de jogadores mais velhos do que eu. Apesar de tudo, não me deixei vencer e fiquei pela posição de Guarda Redes, está posição, apesar de ser pouco "distinguida" na modalidade é, para mim, a mais importante em qualquer equipa. Um bom guarda redes é meia equipa e não faltam exemplos disso espalhados pelos nossos campeonatos. E a sensação que tenho sempre que defendo uma bola, ou que a minha prestação em campo é decisiva para a vitória da equipa, ultrapassa em larga escala a possível alegria de marcar um golo ou de fazer uma finta.
Felizmente, ao longo da minha carreira tenho tido muitos momentos felizes, mais dos que infelizes, mas é com esses momentos menos bons que aprendemos e tentamos melhorar para evoluir as nossas capacidades.
Hoje em dia, com a "crise" instalada no hóquei em patins nacional, é cada vez mais difícil arranjar miúdos que queiram aprender a jogar hóquei e dos poucos que há, raramente escolhem a baliza, normalmente é o treinador que escolhe o que pior patina ou o que têm menos habilidade.
Como em todos os desportos, os miúdos têm que ser incentivados e os guarda redes de hóquei em patins não fogem a regra, por isso crio este post, para que se os futuros guarda redes possam ver o que motivou os outros para poderem seguir as pisadas dos que já optaram por esta posição.
terça-feira, 21 de julho de 2009
O porque de ser Guarda Redes
Etiquetas: guarda redes, hoquei em patins, incentivo, posição especifica
at 14:02
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 remates:
Escolhi ser guarda redes, por ser um desafio diferente. Na altura a minha referência era o Guilherme Silva quando jogava no OCB, e como ele estava no auge da sua carreira...o meu sonho era ser como ele...ficou-se pelo sonho loool mas tornei-me num guarda redes e com prazer de defender as redes :)
Sugiro que os clubes apostem na formação dos guarda redes...um treino por semana apenas para os guarda redes de todos os escalões...faz toda a diferença...
Antes de mais quero dar os parabens ao criador deste blog. Nunca tinha encontrado um blogo apenas dedicado aos guarda redes de hoquei em patins.
Bem eu sou guarda redes juvenil de primeira época num clube nos açores. Na ilha onde vivo ha apenas uma equipa de hoquei, o que tira muitas vezes a motivação aos mais novos, pois andamos um epoca inteira apenas para ter no maximo 10 jogos. Por isso só mesmo aqueles que adoram a modalidade a continuam a praticar.
Eu comecei a jogar a baliza praticamente quando entrei na modalidade, e foi de uma maneira a cima referida: ainda nao tinha experiencia e o treinador sugeriu que eu fizesse um treino como GR. Adorei e desde aí joguei sempre nessa posiçao :) No meu ponto de vista, um dos problemas de ser GR é o preço do equipamento de proteção. Tenho a sorte de o clube me facultar material, mas esse material ja está velho e é muito antigo. Eu vou comprando aos poucos equipamentos como cotoveleiras e joalheiras, mas mesmo assim ás vezes tenho de utilizar caneleiras TVD parecidas ás que o guarda-redes que apareçe na fotografia central da pagina inicial deste blog, o que se torna perigoso, enfrentar remates de seniores com equipamento como este. Mas é o que o meu clube me dá e é o que eu vou continuar a usar porque sabe-me tao bem depois de uma sexta feira cansativa ir para a baliza e levar com os remates! aconselho a todos os iniciantes nesta modalidade a fazer um treino à baliza, podemos ter por aí umRicardo Silva ou um Edo Bosh escondido ;)
André Carvalho
Postar um comentário