quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Guarda Redes e as novas regras de Hoquei em Patins

Hoje gostaria de falar um pouco sobre algumas das novas regras que vão entrar já em vigor na época que se avizinha. Se por um lado, o hóquei estava a necessitar de mudanças para o tornar novamente num desporto atractivo e que chame mais pessoas aos pavilhões, por outro acho que se está a fazer as coisas um pouco "levado pelos outros"

De todas as regras que irão ser implementadas, há duas que acho muito desnecessárias, pois não beneficia o espectáculo nem trazem melhorias significativas.

1º - O facto de reduzirem a área de protecção do Guarda Redes : Acho desnecessário e descabido, pois esta-se a fazer que a confusão na área seja uma constante o que pode ser difícil de controlar por parte do arbitro, pois como há mais espaço para o adversário estar dentro da área, existe mais hipóteses de estarem mais de 4 jogadores ao mesmo tempo dentro da mesma o que irá ser muito confuso e difícil de controlar a nível de possíveis faltas.

2º - Não ser necessário apitar para a marcação de grandes penalidades (acho isto ridículo) : O que é que isto tráz de beneficio para o espectáculo? Será por isso que irão haver mais golos? Se deixassem os jogadores voltar a partir para a baliza com a bola controlada era muito mais benéfico do que esta medida descabida. Como é que o arbitro vai controlar os 5 segundo e ao mesmo tempo reparar : 1º se o guarda redes se mexe; 2º se o jogador faz ou não simulações; 3º (e esta é talvez a mais grave) Controlar os jogadores que se encontram na área oposta (na 1ª e 2ª divisão existem 2 árbitros, mas e na 3ª e nas outras categorias que só existe um arbitro? )

De resto penso que as regras iram ser benéficas para a modalidade, apesar de achar que por exemplo, poucos ou nenhum treinador irá utilizar a opção de retirar o Guarda Redes nos últimos 5 minutos de jogo (da 2ª parte). Pois só o pode voltar a meter se o jogo parar...ora isto não têm lógica, se fosse como no futsal que o guarda redes pode entrar e sair a qualquer altura, ai sim tinha lógica (mantendo apenas essa possibilidade no 5 minutos finais), agora assim acho que poucos vão arriscar.