sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mascaras e Capacetes

Já aqui comentamos as Rodas, Luvas, Calções e as Caneleiras e agora vamos dar a nossa opinião as Mascaras e Capacetes.
Actualmente praticamente todos os Guarda Redes usam Capacetes com viseira de acrílico ou mista, mas é cada vez mais visível as mascaras iguais as dos Guarda Redes de Hoquei no Gelo.
Será uma moda?
Será algo que se vêm impor, como quando surgiram os primeiros Capacetes na altura que as Mascaras protegiam apenas a parte da frente da Cabeça do Guarda Redes?

A Mascaras/Capacetes devem de facilitar a visão do Guarda Redes e acho que as do Hoquei em Gelo pecam por isso. O campo de visão é mais reduzido e isso é uma dificuldade acrescida. Penso que o Capacete é uma melhor opção, pois o campo de visão não é prejudicado pelo "aspecto" do Capacete, o que não acontece com as Mascaras de Hoquei no Gelo.

Pessoalmente prefiro os Capacetes com viseira integral de acrílico, não sei porque, mas com as de viseira em "ferro?" ou mistas (acrílico e ferro?) não me sinto tão a vontade.

Existem muitos capacetes por onde escolher de diversas cores e formatos, eu uso o Capacete Mission e a Viseira ITECH Concept II e até agora tenho-me dado bem.

O único senão das viseiras de acrílico são as marcas de boladas e os riscos que facilmente se formam, uso regularmente um produto para limpeza mas no decorrer de um jogo é sempre complicado, pois uma marca de bolada pode prejudicar a visão.

Actualmente tenho uma viseira para os jogos e outra para os treinos, para assim aumentar a "durabilidade" das mesmas, mas nem toda a gente têm essa possibilidade, por isso gostava que partilhassem qual o método que usam para limpeza e manutenção dos vosso Capacetes e partilhassem a vossa opinião sobre as Mascaras/Capacetes dos Guarda Redes.

5 remates:

Anônimo disse...

eu uso o do hoquei no gelo e é brutal vejo prefeitamente

Anônimo disse...

Em 1º lugar deixe-me dar os parabéns por este excelente Blog. Não pratico hóquei mas o meu filho iniciou-se nesta modalidade e adora jogar na posição de guarda-redes. Por isso sempre que possível tento informar-me ao máximo sobre características e equipamento para esta posição. Em relação aos capacetes já vi os vários modelos mas dá-me ideia que os de hóquei no gelo não protegem tão bem a nuca, confirmam esta situação? Já agora coloco outra questão, já falaram de diversos equipamentos mas não falaram das joelheiras. Quais as melhores, as tradicionais constituídas por 2 peças, joelho e perna, as de 1 peça, lycra que protege joelho e perna?

Paulo Nunes disse...

Para o anónimo de 28 de Agosto:

Em primeiro lugar deixe-me lhe dar os parabéns por permitir que o seu filho abrace esta modalidade e que o faça nesta posição que muitos pais têm receio de deixar o filhos "entrar".

Respondendo às suas questões, no que diz respeito aos capacetes, acho o mais adequado para o seu filho, pois em termos de protecção são mais completos para não falar no custo que é bem mais acessível do que os das de Hoquei no Gelo.

No que diz respeito ao joelho a minha opinião é que as melhor e mais práticas para o seu filho serão as de uma só peça, pois protegem mais e não se "deslocam" tanto como as outras. Digo isto por experiência própria, pois uso esse tipo de protecção. Antes usava as de duas peças (joelheira e protecção para a perna) mas com os movimentos a protecção movia-se e deixa-me sem protecção por isso optei por a protecção completa (joelho e perna). Existem vários modelos no mercado, que pouco diferem um dos outros, por isso tanto faz a marca. As que tenho são da JET e em termos de custo não é muito elevado.

Se necessitar de mais alguma ajuda ou esclarecimento pode entrar em contacto através do nosso email.

Melhores Cumprimentos
Paulo Nunes

Anônimo disse...

Muito obrigado pela rápida resposta. Realmente já me apercebi que poucos querem ser guarda-redes, quer seja pelos pais ou pelas próprias crianças. Este ano o treinador dos Escolares está bastante contente, pois tem 2 atletas que gostam da posição de guarda-redes. Mas julgo que o preço do equipamento acaba por ser um grande obstáculo para os pais. Felizmente no AC Tojal têm o equipamento base para os guarda-redes, fazendo com que o investimento inicial seja menor.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Teixeira

Anônimo disse...

ola a todos, quanto a isto dos capacetes e das mascaras...
para ja eu sou guarda-redes de hoquei patins e uso a mascara de hoquei em gelo e nao tenho qualquer dificuldade de visao e em 2º luga conheço tres guarda-redes que usam essa mascara e todos eles estao na selecçao nacional e sao todos titulares....