segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ainda Espanha vs Portugal

Gostava de voltar ao jogo Espanha vs Portugal, para analisar (no meu ponto de vista) a forma de defender dos guarda redes das selecções em questão.

A maneira de os dois defenderem para mim foi muito diferente, não estou a falar nem a analisar se estiveram bem ou mal, estou apenas a tentar comentar a forma como encaram a bola e como se colocam e se fazem aos lances. O guarda redes espanhol usa muito as pernas, não se limita a ficar de joelho no chão, o espanhol, quanto a mim muito bem, joga muito com as pernas e usa-as muito bem para tapar ainda mais os "buracos" da sua baliza, por outro lado, o Ricardo Silva não utiliza tanto as pernas e faz-se a bola (a maior parte das vezes) com o joelho no chão. Um bom exemplo disso é no ataque de dois para o guarda redes, enquanto o espanhol se lança com as pernas ao segundo poste (para tentar defender o remate do 2º jogador) o Ricardo Silva lança-se como se estivesse a fazer a esparregata. No remates laterais o Espanhol lança-se com as pernas juntas enquanto o Ricardo posiciona-se com o joelho no chão e com a luva tenta tapar o ângulo superior. Isto são apenas alguns exemplos das diferenças de estilos adoptados. Cá por Portugal pode-se ver o estilo do guarda redes espanhol ao ver um jogo do Edo e o estilo do Ricardo Silva em quase todos os Guarda Redes a actuarem em Portugal.

Para vocês qual a melhor forma de um guarda redes se posicionar e se "fazer" aos lances?

2 remates:

Anônimo disse...

a grande diferença é que o gr espanhol é o 1º elemento da equipa a atacar e o gr português não.

Anônimo disse...

Um dia um treinador disse-me" nao interessa se defendes de cocoras, de costas ou com os olhos vendados, interssa que defendas as bolas, sejas eficáz e ajudes a equipa".
a diferença entre os dois estilos, "á espanhola" e "á portuguesa" é gritante.
contudo sao os dois bastantes eficases, penso que se podem considerar respectivamente posicional e reaccional.
Ambos tem fraquesas veja-se a repitiçao dos golos no jogo entre portugal e espanha, o golo do pedro gil nem que os gr. tivessem asas defendiam, o ricardo nao conseguiu reagir ao remate do ordeig e, sinceramente, penso que o gr. espanhol sergi fernadez teria defendido, no golo portugues apontado pelo caio penso que o ricardo teria defendido, pois o facto do gr. espanhol estar a espera da finta naquela posiçao proporciona ao jogador, desde que olhe para a baliza, fazer dele o que quer como foi o caso.
foi um golo soberbo, cheio de tecnica e intencionalidade, fico com pena que nao tenha permitido a passagem á final ou mesmo a conquista do titulo, mas para alem da fortissima selecçao espanhola tivemos de lutar igualmente contra factores externos ao jogo..