Com as novas regras, os Penaltys e os Livres directos, passam a ser um momento o jogo que pode decidir para que lado irão os 3 pontos.
Se já era importante, antes das alterações ás regras, agora torna-se muito mais importante o treino destas situações.
A maneira mais eficaz de o fazer é praticar. A tarefa do Guarda Redes, foi dificultada, pois para alem de estar praticamente enfiado dentro da baliza, não se pode mexer até que o jogador que vá executar a falta toque na bola. Existem várias formas de se "fazer" a um remate (na situação do Penalty) , eu por norma tento cobrir ao máximo os ângulos superiores, pois é por norma o sitio escolhido pelos avançados para colocar a bola.
No que toca ao livre directo, tenho por norma, avançar um pouco (até ao tracejado) e esperar pela acção do avançado.
Até agora a minha "técnica" têm resultado (este fim de semana consegui defender 3 penaltys e 2 livres directos) mas há outras formas de enfrentar estas situações.
Qual a forma com que enfrentam um Penalty ou um Livre Directo?
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Penaltys e Livres Directos
Etiquetas: guarda redes, Livre Directo, novas regras de hoquei em patins, Penalty
at 11:51
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 remates:
Exacatamente da mesma forma, embora quem ja tenha muitos anos disto saiba ver, apenas pela postura do jogador o remate que vai efectuar, ou pelo posicionamento do stick para saber para onde a bola provavelmente se dirige.
Obvio que falar é facil, mas a verdade é que a nossa tarefa foi dificultada ao maximo e as novas regras em nada beneficiam os guarda redes.
Ora aqui está um bom dilema pois com estas regras é muito dificil para o guarda-redes defender, estou a falar dos penaltis. Eu cá continuo a tentar defender à moda atirar-me para a frente o mais possivel, mas torna-se complicado visto ñ existir o apito, por vezes ou sou mais rápido k o jogador e repete o penalti ou sou mais lento e abola acaba por já estar lá dentro qd tou no balanço. agora estou a tentar lançar-me apenas um pouco para a frente, mmo assim é não é facil.
Abraço a todos e viva os guarda-redes :)
Observando a postura do jogador antes de posicionar-se para a marcação do penalty/livre directo é uma boa opção. Principlamente no penalty, consigo advinhar, apartir dessa observação, se o jogador irá rematar em força para os cantos superiores, ou se vai colocar a bola por baixo do corpo do GR enquanto que este faz a mancha...
Boas! Fui guarda redes nos anos 70 e 80, onde tive como companheiros o Realista, o JOrge, Carlos Cunha, Fernando António, entre muitos outros que foram meus companheiros. No minha altura o guarda redes não defendia com um ou os joelhos no chão. A posição era em cima das rodas.....hoje não se passa assim o que eu lamento pois não dignifica nada o guarda redes. Nem requer muita mestria na defesa da baliza. Defendo a posição no penalty assim como defenderia durante todo o jogo. O Hoquei desde os anos 80 tem vindo a degradar-se com a imposição de regras oriundas dos países como Itália, Alemanha e Suiça onde se preveligia a força em detrimento da técnica. O resultado está á vista.....está a morrer o hoquei. Agora (quase) voltámos ás regras antigas..... Com o tempo vamos voltar lá.....Já se retirou linha do anti-jogo...... Só assim se consegue espectaculo e adeptos. Desta forma defendo sim a dignidade do posto de Guarda Redes.....sem joelhos no chão....e só com muito trabalho e mestria haverá bons guarda redes.
É dificil porque ás vezez somos mais rapidos, e a bola entra.
Mas cada guarda-redes defende como quer, des que a bola não entre tudo bem!!
(:
Postar um comentário